Prefeitura de Goiânia atende 323 pedidos para retiradas de fios baixos ou caídos em Goiânia

9 de janeiro de 2026 às 14:46

Solicitações podem ser feitas pelo Whatsapp com envio de fotos, vídeos e endereço

A Prefeitura de Goiânia atendeu 323 pedidos para retiradas de fios soltos, baixos ou caídos, desde que a iniciativa foi criada em outubro de 2025. Este é o balanço divulgado pela Agência de Regulação de Goiânia (AR), que mantém um canal de denúncias para que a população informe estas situações em vias públicas da capital. As solicitações devem ser feitas pelo telefone (62) 3416-2653, com envio de fotos, vídeos e endereço do local. Após isto, a prefeitura trabalha para solucionar as demandas.

De acordo com a AR, estas informações ajudam a direcionar as equipes para os pontos com maior risco, especialmente em áreas de grande circulação. “As denúncias ajudam a identificar situações de risco que nem sempre são encontradas pelas equipes. Esse apoio da população é essencial para que a gente consiga agir de forma mais eficiente ao longo de 2026 e reduzir os pontos perigosos na cidade”, afirma o presidente da Agência de Regulação, Hudson Novais.

A retirada dos cabos faz parte da Operação Cidade Segura, que já removeu mais de 33 toneladas de fios inservíveis em 2025. O trabalho é coordenado pela Agência de Regulação, em parceria com o Ministério Público de Goiás, Equatorial Energia, operadoras de telecomunicações e a Aspres.

Na primeira fase, os trabalhos se concentraram nas situações emergenciais e em pontos críticos, principalmente em avenidas comerciais com grande fluxo de pessoas e veículos, como as avenidas 24 de Outubro, Bernardo Sayão, Marechal Rondon, Senador Jaime, Avenida 85, Mangalô e Genésio Lima de Brito.

Após a retirada, os fios são encaminhados à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e recebem destinação ambientalmente adequada, incluindo o repasse a associações de catadores, conforme protocolo firmado com o Ministério Público.

Fotos: Divulgação/Secom

Legenda: Denúncias de fios soltos em Goiânia podem ser feitas por canal da prefeitura

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia